Saúde Mental Durante a Maternidade
A maternidade é um processo intenso e transformador que pode afetar significativamente a saúde mental das mães. Os problemas mais comuns estão relacionados à depressão pós-parto e ao burnout materno.
A depressão pós-parto afeta cerca de 10% das mães, geralmente ocorrendo nos primeiros meses após o parto. Sintomas como tristeza profunda, ansiedade, alterações de humor e perda de interesse nas atividades diárias são comuns.
O burnout materno é outro problema de saúde mental que afeta muitas mães. Ocorre quando as mães se sentem esgotadas emocionalmente, mentalmente e fisicamente devido às demandas constantes da maternidade.
É comum, para a mãe, sentir-se sobrecarregada, exausta e sem motivação para continuar cuidando dos filhos e da casa. Por isso é importante que as mães tirem um tempo para si mesmas, peçam ajuda e pratiquem o autocuidado.
Existem ainda outras condições de saúde mental que podem afetar as mães com variados níveis de gravidade, como a ansiedade materna, o transtorno obsessivo-compulsivo perinatal e a psicose pós-parto.
Para que as mães possam superar todos esses problemas e cuidar bem de seus filhos é importante que elas possam cuidar de si mesmas. Assim, o suporte emocional, da sua rede de apoio, e profissional, de psicólogos ou psiquiatras, é fundamental.
Referências:
https://unisalesiano.com.br
https://www.mentalhelp.net/
https://onlinelibrary.wiley.com/
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA