Importância da Mãe na Saúde Mental dos Filhos
A relação com a mãe é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Porém, a importância desse vínculo não se resume ao período infantil, mas influencia a pessoa durante toda sua vida, mesmo depois de adulta.
A mãe não é só um modelo que ensina como lidar com as emoções, estresse e dificuldades da vida. No início, o bebê não consegue sequer distinguir que a mãe é uma pessoa distinta dele. Dessa forma, a relação que se estabelece é muito íntima e complexa.
A forma que a mãe dá sustentação aos anseios físicos e emocionais do bebê vão ser determinantes para a formação psicológica do adulto. Uma relação segura e amorosa com a mãe pode reduzir o risco do filho ter problemas emocionais.
Por outro lado, a deficiência desse vínculo pode aumentar a probabilidade de depressão, ansiedade, abuso de substâncias e outros problemas de saúde mental na vida adulta, o que torna a tarefa de ser mãe uma responsabilidade muito grande.
Por isso, é importante que a sociedade apoie as mães, reconhecendo e respeitando o valor do trabalho materno, fornecendo acesso a serviços de saúde mental de qualidade para que elas possam cuidar adequadamente de si próprias e de seus filhos.
Referências:
https://unisalesiano.com.br
https://www.mentalhelp.net/
https://onlinelibrary.wiley.com/
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA