A Saúde Mental na Paternidade
A vida do homem, não só da mulher, se transforma intensamente com a paternidade. O vínculo emocional e o senso de pertencimento e responsabilidade podem trazer amadurecimento e contribuir para a saúde mental masculina, fazendo com que ele cuide melhor de si. Porém, a pressão dessa nova realidade também pode expor fragilidades e trazer problemas emocionais.
Nossa cultura ainda não aceita bem que o homem demonstre seus sentimentos. Dessa forma, ele resiste a procurar ajuda ou só faz em um nível de comprometimento psíquico extremo. Para criar um filho, entretanto, é importante que o homem esteja bem, não só do ponto de vista físico, mas também mental. Por isso, investir no autocuidado é fundamental.
É importante ter um tempo para si. Isso não quer dizer deixar todas as tarefas a cargo da mulher. É necessário estabelecer um acordo entre o casal. Pais amorosos, atenciosos e responsivos criam um ambiente seguro e estável, promovendo saúde mental também entre seus filhos. Por isso, é importante superar o preconceito e abrirmos espaço para o homem tratar do seu equilíbrio emocional.
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA