Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
A abordagem biopsicossocial tem como objetivo tratar a saúde das pessoas de uma forma integral, considerando não só a biologia e a fisiologia, mas também os aspectos psicológicos e sociais do paciente, entendendo que problemas em uma dessas áreas podem perfeitamente repercutir nas outras.
Dessa forma, a saúde deixa de ser responsabilidade de uma única especialidade médica, mas trabalho de uma equipe multiprofissional, composta por educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas.
Também é deixada de lado a separação entre corpo e mente: atividades físicas, alimentação adequada, contato com a natureza e a análise do ambiente social e familiar em que o paciente está inserido também contam decisivamente na recuperação da sua saúde emocional e compõem o tratamento.
Ao adotarmos o modelo biopsicossocial o Hospital Espírita de Porto Alegre se alinha com as modernas práticas de não restringir a saúde a tratar doenças, mas sim como cuidar da comunidade de forma global. Compartilhe esse material para levar a mais pessoas essa importante mensagem e divulgar no nosso trabalho.
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA