Autoestima, o que é e como cultivá-la?
Autoestima se entende como o valor que uma pessoa dá a si própria. Ao long do tempo, desenvolvemos crenças sobre nós mesmos. O quão gostamos dessa imagem que criamos, damos o nome de autoestima, alta quando o resultado dessa análise é positivo e baixa quando o sentimento que se nutre pelo quadro é negativo.
Melhorar a autoestima é possível e importante, pois é difícil viver uma vida feliz com crenças negativas sobre si mesmo. Fatores externos podem impactar na nossa autoestima, mas, como é um processo íntimo, a chave para uma boa autoestima depende da evolução da própria pessoa.
Segundo a psiquiatra e diretora médica do Hospital Espírita de Porto Alegre, Carla Santos Telles, elevar a autoestima demanda criatividade para cultivar um olhar positivo sobre as experiências vividas. Não é um processo fácil, pois temos que lidar, muitas vezes, com anos de crenças negativas sobre nós mesmos, especialmente para pessoas que viveram episódios de depressão e outros eventos traumáticos. Precisamos de coragem e determinação para romper a imagem ruim que fazemos de nós mesmos, por isso, a psicoterapia pode ser uma ferramenta fundamental.
Comece com pequenos passos, valorizando pequenas vitórias. O processo não vai ser linear. Em meio a esse caminho, sentimentos ruins podem aflorar, mas o importante é não desistir e compreender que é sempre possível trazer um novo horizonte para as nossas vidas. Reorganize sua mente todos os dias.
Fontes:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100535&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
http://uniica.com.br/artigo/autoestima-onde-encontrar/
https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12868-saiba-quando-ajuda-medica-e-necessaria-para-recuperar-a-autoestima
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA