Alcoolismo
O alcoolismo é uma doença que, embora não tenha cura, pode ser tratada e controlada. Ela pode ser definida como o consumo descontrolado de álcool por conta da dependência psicológica e física da bebida.
Mesmo sentindo os efeitos negativos de toda ordem que começam a surgir, a pessoa acometida por essa doença não consegue parar de consumir álcool.
O alcoolista passa não só a ter problemas de saúde física, mas também, em maior ou menor grau, reflexos negativos no relacionamento familiar, no trabalho e em muitas outras áreas de sua vida.
Entre os diversos efeitos físicos do alcoolismo, estão perda de consciência e memória, tontura, tremores, suor, náuseas, vômitos, fala arrastada, problemas de coordenação e tremores. No longo prazo, doenças associadas, como cirrose, demência e úlceras também podem ocorrer. Na esfera psicológica, a dependência do álcool pode causar ansiedade, depressão, agitação, culpa, medo, comportamentos agressivos e autodestrutivos.
Segundo o médico psiquiatra do Hospital Espírita de Porto Alegre, Dr. Luís Reckziegel, a tendência é que, com o decorrer do tempo, o problema acabe se agravando, aumentando o consumo e, com isso, os problemas. O tratamento do alcoolismo envolve psicoterapia e dependendo do grau de envolvimento do alcoolista com a bebida, uma internação para desintoxicação em um uma clínica médica pode ser necessária.
Caso você ou algum familiar esteja enfrentando problemas com o álcool, é importante procurar ajuda médica especializada para ajudá-lo a enfrentar essa situação. Reorganize sua mente. Saúde mental também é saúde.
Fontes:
Hospital Israelita A. Einstein - https://www.einstein.br/doencas-sintomas/alcoolismo
Secretaria da Saúde de Tocantins - https://saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/doencas-transmissiveis-e-nao-transmissiveis-/dant/fatores-de-risco/alcoolismo/
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA