Amor Exagerado
Flores, presentes e declarações de amor podem ser o prenúncio da relação ideal. Porém, afeto exagerado e precoce, também chamado em inglês de love bombing, também pode indicar o início de um relacionamento abusivo.
Uma relação afetiva não acontece de forma automática. Ela é uma construção baseada na troca de experiências. E isso exige tempo. A pessoa que demonstra amor excessivo e precoce pode ser uma pessoa narcisista, que só quer chamar a atenção para si mesmo.
Todo esse afeto visa criar um impressão de uma relação maravilhosa, mas que tem a manipulação como objetivo. O narcisista não vai saber lidar com a frustração de não ser sempre o centro das atenções ou não ter tudo funcionando ao seu gosto.
Nesse momento, ele vai culpar o seu par e usar o amor dispensado como instrumento de cobrança e chantagem emocional. Especialmente frente a pessoas de baixa autoestima, que tem muito medo da separação, o narcisista vai controlar o relacionamento e anular o seu par.
Você já se identificou em uma relação semelhante? Relate sua experiência e suas impressões nos comentários das redes sociais do Hospital Espírita. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos para que todos tenham mais conhecimento sobre saúde mental.
Referências:
https://www.uol.com.br
https://www.otempo.com.br
https://vitat.com.br
Mais Artigos de Saúde Mental
Especial Dia do Psicólogo: Quem é o Psicólogo do Psicólogo?
O Primeiro Psiquiatra da História?
Jogo do Tigrinho e Outras Apostas On-line Estão Arruinando Vidas
Saúde Mental em Meio à Tragédia do Povo Gaúcho
24 de maio, Dia da Pessoa com Esquizofrenia
8 de Março, Dia da Mulher. Os 6 fundamentos da Saúde Mental Feminina
Autoestima, O Guia Fundamental para Torná-la Poderosa e Duradoura
Abordagem Biopsicossocial, O Fim da Separação Entre Saúde Física e Mental
Autocuidado
Reabilitação Biopsicossocial, Oitavo Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA