9 de Dezembro, Dia do Alcoólico Recuperado
O alcoolismo é uma doença sem cura e a única forma, para um alcóolatra, de evitar os efeitos adversos do consumo abusivo de álcool é a abstinência total. Por isso, dizemos que, embora não tenha cura, o alcoolismo tem tratamento. De outra forma, é uma doença é progressiva e fatal.
Porém, simplesmente se manter sem consumir álcool não é uma tarefa fácil. São inúmeros os obstáculos a serem vencidos para um alcoólatra se manter longe da bebida. O primeiro é reconhecer o problema e aceitar que precisa de ajuda. Depois, o dependente precisa saber lidar com o risco de recaídas, algo que vai acompanhá-lo por toda vida.
Reconhecer a própria fragilidade e entender que todo dia é preciso vencer uma batalha para se manter sóbrio, é uma boa forma de lidar com a doença. No convívio social, é importante que o dependente reconheça as situações que representem risco para uma recaída.
Além de evitar situações adversas, cultivar boas relações e preencher o tempo com atividades saudáveis, que elevem a autoestima e proporcionem um sentido para vida, também é uma forma valiosa de se distanciar do vício.
Por fim, a ajuda profissional é fundamental. O acompanhamento multiprofissional, com psquiatras, psicológos, assistentes sociais entre outros especialistas, é a melhor forma do dependente encontrar o caminho para a sobriedade.
Referências:
http://portalfmb.org.br/2016/12/09/09-de-dezembro-dia-do-alcoolico-recuperado
https://www.alcoolismo.com.br/09-de-dezembro-dia-do-alcoolico-recuperado
https://agencia.ac.gov.br/dia-do-alcoolatra-recuperado-e-possivel-vencer
Mais Notícias do HEPA
Inauguração do Centro Integrado Corpo e Mente e Reforma da Admissão
O Segredo das Pessoas Mais Felizes? Elas Não Ganham Nada!
A Saúde Mental de Rebeca Andrade
Saúde Mental: É Possível Dar a Volta Por Cima!
Higienização das Mãos e Etiqueta Respiratória
Visita Técnica da Equipe da Santa Casa de Alegrete
Excelência no Atendimento
Festa Junina do HEPA 2024
24 de Junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas
12 de Junho, Dia dos Namorados!